valores pessoais

Após as festas de final de ano e, quem sabe, uma boa esticada de férias na praia ou no campo, chega o momento de preparar as engrenagens para enfrentar os desafios no decorrer do novo ano. Certamente você já idealizou projetos, planejou mudanças e estabeleceu alguns objetivos, mesmo que isso esteja apenas na sua mente. Então, vamos começar a rever alguns comportamentos que podem ser decisivos para o sucesso de seus empreendimentos. Antes de qualquer coisa é importante ter consciência de que nada acontece quando se estabelece novos objetivos, mas se mantém os velhos pensamentos.

Um antigo ditado afirma sermos exatamente o que pensamos e isso não é um mero comentário popular. Pensamento gera sentimento que precede o comportamento. Não é nenhum exagero afirmar que 85% do sucesso (ou fracasso) na caminhada rumo aos nossos objetivos têm origem na mente. Para se obter um desenvolvimento profissional bem-sucedido são necessárias atitudes mentais e pessoais condizentes. E não adianta recorrer aos atalhos. Independentemente da complexidade da mudança é necessário enfrentar o medo e sair da zona de conforto para alcançar outros níveis de amadurecimento pessoal e profissional.

Minha experiência valida o que argumento. Descendente de uma tradicional família oriental, eu ingressei profissionalmente no mundo da tecnologia. Desenvolvi uma sólida carreira numa multinacional, supria as necessidades materiais da minha família e dedicava cada vez mais horas da minha vida ao trabalho. Mas, após um intenso processo de autoconhecimento e desejo de transformação, descobri que ao contrário dos modelos aos quais “deveria” seguir, meu anseio era trabalhar com gente, desenvolver o potencial de pessoas e não de máquinas. Na época, o simples fato de pensar na mudança gerou uma verdadeira batalha interior em mim. Precisei rever e transformar diversas crenças e padrões pessoais que se instalaram na minha vida no decorrer dos anos.

Por experiência própria descobri que valores pessoais se rompem à medida que novas formas de atuação são desenvolvidas e mostram resultados diferentes a médio e longo prazo. Não foi fácil abandonar todos os privilégios e facilidades que eu tinha como executivo para engajar numa outra carreira totalmente diferente. Durante 5 anos, conciliei o trabalho que realizava na empresa de tecnologia com a liderança em treinamentos. Tive que vencer pensamentos e antigos padrões. Hoje entendo que a mudança é um exercício de possibilidades que devem ser bem compreendidas, ponderadas e, acima de tudo, implantadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s